Coincidência ou Providência? História e Missão

Você acredita em coincidências?

Uma das minhas principais responsabilidades como Diretor de Missões na Igreja Presbiteriana de Solana Beach é cuidar de um relacionamento incrível entre nossa igreja e o povo Afar da Etiópia, onde trabalhamos em estreita parceria com a igreja luterana etíope “Mekane Yesus” há mais de 20 anos.

Na década de 1850, Johan Ulrich Rickli, um dos meus ancestrais, era um missionário luterano suíço enviado à Etiópia por meio de uma instituição chamada Pilgermission de St. Chrischona. Tendo sido treinado como educador, ele viajou da Suíça através de Jerusalém e Cairo, chegando finalmente à Etiópia. Uma vez lá, Johan e seus companheiros missionários foram pioneiros da Estrada Apostólica, uma rota primitiva que dava acesso para missionários ao interior da África.

A Estrada Apostólica era composta por 12 casas de hospitalidade que se estendiam do Egito à Etiópia. Estas foram usadas ​​como centros de ministério pelos quais os missionários podiam compartilhar o Evangelho e servir os locais por meio da educação, saúde e desenvolvimento econômico.

Porém, apesar de seu serviço, Johan e seus companheiros missionários sofreram incríveis dificuldades. Eles foram perseguidos, presos e depois expulsos da Etiópia. Aparentemente derrotado, Johan se retirou para Cairo, de onde mais tarde partiu para a América do Sul em 1865, dando início à história da minha família no sul do Brasil.

Mas o trabalho deles não foi em vão. Johan Rickli e os demais missionários da Pilgermission foram os primeiros obreiros luteranos da Etiópia, a tradição e a herança que daria origem à Igreja Mekane Yesus exatamente 100 anos depois que ele trabalhou na região. Embora a Estrada Apostólica tenha sido pavimentada por muito sacrifício e sofrimento, no último século a Mekane Yesus floresceu e hoje tem mais de 8 milhões de membros em mais de 8.500 congregações na Etiópia e no mundo.

Apesar de tudo, no século passado, a Etiópia passou de um campo missionário para ser uma força missionária. Johan mal sabia dos frutos que adviriam de seus sacrifícios. Mal sabia ele também que em 2019, um de seus descendentes que também é missionário, trabalharia ao lado de uma próspera Igreja Luterana puramente Etíope para a disseminação do Evangelho nas partes menos alcançadas da região.

Você acredita em coincidências? Porque aqui eu posso ver claramente o trabalho da maravilhosa providência de Deus…

Para sua leitura:

http://friendsoftheafar.org/
https://www.academia.edu/31191355/St._Chrischona_Pilgermission_history_of_the_missions_activities_in_Ethiopia_in_Encyclopaedia_Aethiopica_vol._4
http://ralf.r.tropis.org/artigos/historickli.html#tit

Related Posts