A Grande Comissão em 3D

Falando sobre a importância do trabalho missionário no século XIX, o grande missionário britânico Hudson Taylor disse uma vez que “a grande comissão não era apenas uma opção a ser considerada, mas um mandamento a ser obedecido.” Esta declaração carrega o peso de sua verdade, ainda hoje, uma vez que a tarefa de levar o Evangelho de Cristo a todas as nações permanece inacabada.

Antes de avançar a causa do Evangelho, um precisa primeiramente entender o que Deus está fazendo ao redor do mundo de hoje. No entanto, tornou-se bastante complicado refletir sobre Missões, pois missiologia em si tornou-se uma complexa área de estudo. Assim como Missiologia (a área de estudo sobre missões) o movimento missionário também apresenta próprias complexidades.

Nós experimentamos em primeira mão as complexidades do movimento missionário em nosso ministério na Grécia, onde a população de crentes é de apenas 0,18% da população, somando cerca de 20.000 pessoas em todo o país. Na Grécia, também tivemos a oportunidade de ministrar a muçulmanos que vem do Irã, do Iraque e do Curdistão e aprendemos através deles que Deus está fazendo um grande trabalho nos países persas. De acordo com estudos recentes, hoje 1 em cada 3 muçulmanos que vêm a Cristo vem através de sonhos, e a igreja na Pérsia apresenta fortes sinais de crescimento, embora esteja sob intensa perseguição.

Deus também está movendo-se tremendamente na Ásia. A Coréia do Sul é hoje a segunda maior nação missionária no mundo, e os cristãos formam 30% da população do país. É também na Coréia do Sul que encontramos a maior congregação do mundo composta por cerca de 100 mil pessoas. Ainda na Ásia, sabemos que a Igreja na China recentemente se comprometeu a enviar cerca de 100.000 missionários para os povos não alcançados do mundo, e os cristãos de hoje soma-se cerca de 5% da população. Talvez a estatística mais surpreendente na Ásia vem da Mongólia, que é o país que tem mais missionários para cada 1.000 cristãos do que em qualquer outra nação do mundo, incluindo os Estados Unidos. Tais são as complexidades que se apresentam ao tentar compreender o movimento missionário no mundo de hoje.

Com tudo isso em mente, é fácil tornar-se oprimido com o estado atual de missões no mundo de hoje. Mas é somente quando refletimos sobre Missões através do prisma da Teologia Bíblica que compreendemos a essência por trás da Grande Comissão e do mandamento de levar o Evangelho a todas as nações. A Grande Comissão está presente nos quatro Evangelhos, o que significa que é extremamente importante no Reino de Deus. No entanto, é em Mateus 28 que somos capazes de ver a Grande Comissão em suas três dimensões, em sua profundidade, largura e comprimento.

As três dimensões do 3D da Grande Comissão são a largura, profundidade e comprimento. Quando todas estas dimensões são combinadas elas nos oferecem uma perspectiva completa e bonita na Grande Comissão. Então, vamos cobrir cada uma começando primeiro com a largura.

1 – Largura, Mateus 28:10 – Encontramos a largura da Grande Comissão no convite dado por Jesus aos seus discípulos a encontrá-lo na Galileia. Ao longo da narrativa dos Evangelhos, somos capazes de encontrar numerosas passagens onde Jesus convidanda pessoas específicas para segui-lo, no entanto, vemos que nem todos responderam a esse convite de forma positiva. Em Lucas 18, encontramos a narrativa do jovem rico , que se tornou profundamente triste ao descobrir sobre o custo de seguir a Jesus, pois ele viu que isso significaria dar toda a sua riqueza de distância.

Em Mateus 8, encontramos a história de dois homens que não puderam aceitar o convite de Jesus porque eles não estavam dispostos a desistir de seu conforto e laços familiares. É com isso em mente que, em Mateus 22, Jesus ensina sobre a importância deste convite referindo-se ao Reino de Deus como um banquete que um rei decidiu oferecer a seu filho. Jesus continua dizendo que todos os convidados rejeitaram o convite do rei, porque eles estavam ocupados cuidando de suas próprias vidas e empresas, Jesus então conclui afirmando que “muitos serão chamados, mas poucos escolhidos.”

A largura é a primeira dimensão da Grande Comissão, é grande porque muitos recebem o chamado para seguir a Cristo, mas muito poucos decidir fazê-lo. Em Mateus 28:10, convidando os seus discípulos para encontrá-lo na Galileia, Jesus quis puxá-los para fora de sua proteção e conforto em Jerusalém, convidando-os a atravessar todo o país, a fim de se encontrar com ele.

É só depois de aceitarmos o convite para seguir que podemos prosseguir à segunda dimensão da Grande Comissão.

2 – Profundidade, Mateus 28:16 – Encontramos a profundidade da Grande Comissão na reunião que Jesus tem com os seus discípulos naquele monte na Galileia. Ao longo da narrativa do Evangelho de Mateus, como no Sermão da Monte e também no Monte da Transfiguração, vemos que sempre que Jesus queria ensinar algo profundo e importante aos seus discípulos ele os chamava para um lugar privado. Encontramos esse mesmo princípio aqui na Grande Comissão, pois eles não foram convidados por Cristo para simplesmente discutir estratégias de ministério, mas para que pudessem encontrar cara a cara com o Cristo ressuscitado. Este encontro foi tão profundo que, enquanto alguns adoraram, outros duvidaram.

Falando sobre aqueles discípulos que duvidaram, em Lucas 24, vemos que Cristo jamais os rejeita como infiéis, mas ele trata as suas dúvidas, dando prova de quem ele era e abrindo a sua compreensão às Escrituras. É na dimensão de profundidade que somos tratados antes de sermos comissionados por Cristo. É nesse encontro pessoal que somos ensinados pessoalmente por Cristo.

Nós também somos capazes de encontrar a dimensão de profundidade presente na vida dos grandes homens nas Escrituras. Moisés teve um encontro transformador de vida com Deus na caverna com a sarça ardente e foi também lá que ele recebeu sua comissão. Gideão teve um encontro pessoal com o Anjo do Senhor e quando também foi por ele comissionado. Isaías também viu-se diante de Deus, onde ele foi transformado e posteriormente comissionado. No Novo Testamento, vemos que Paulo foi cegado pelo esplendor da glória de Cristo e sua vida e ministério foram profundamente transformadas.

Nesta segunda dimensão, a Bíblia nos mostra que um encontro profundo e genuíno com Cristo resultará participarmos de sua missão. Isso também era verdade na vida de Henry Martin, um missionário para a Índia que uma vez disse: “O espírito de Cristo é o espírito de missões. Quanto mais nos aproximamos Dele, mais intensamente missionária nos tornamos.” É a partir deste lugar de encontro profundo com Jesus que então somos levados para a 3 ª e última dimensão da Grande Comissão, o comprimento.

3 – Comprimento, Mateus 28:19 – Nós encontramos o comprimento da Grande Comissão quando Jesus finalmente envia seus discípulos. Vemos que o convite para encontrá-lo e o encontro em si resultam no envio dos seus discípulos. É nesta terceira dimensão que a realidade da Grande Comissão é cumprida. A ordem de “ide, fazei discípulos” torna-se a orientação da comissão, onde os discípulos se tornam discipuladores. Dietrich Bonhoeffer disse uma vez que um “cristianismo sem discipulado será sempre um cristianismo sem Cristo”. Bonhoeffer percebeu que só através do discipulado podemos reproduzir o modelo missionário de Cristo. Ser comissionado significa estar de baixo de uma mesma missão, fazendo discípulos, batizando e ensinando-os a guardar todos os mandamentos de Jesus.

Finalmente, depois de ter entendido a Grande Comissão em 3D podemos saber que não é apenas um mandamento a ser obedecido, mas também um privilégio a ser recebido. Pois é no convite que somos escolhidos por Cristo. É no encontro que somos tratados e transformados por ele, e no envio participamos de sua missão.

Que sejamos fiéis a cumprir a Grande Comissão, em todas as suas três dimensões.

Deus te abençoe!

Related Posts