Desafios de Adaptação

Você sabia que nem todo desafio é criado igual? No geral, especialistas de liderança classificam desafios em duas categorias. A primeira categoria é a do desafio técnico. Desafios técnicos requerem soluções técnicas. Elas são geralmente mecânicas e utilitárias, fazendo-as traduzíveis para qualquer contexto e setor onde vemos o mesmo problema a ser resolvido. Vemos muitos desafios técnicos quando o assunto é liderança de projetos. Um plano, previsão ou solução que funcionou no Japão também pode funcionar aqui nos EUA, ou no Brasil.

A segunda categoria é a de desafios adaptativos. Esses são mais complicados, e suas soluções geralmente requerem uma mudança fundamental na maneira de pensarmos e agirmos. Vemos exemplos de desafios adaptativos nos setores afetados por iniciativas disruptivas e também quando o assunto é liderança de pessoas. Liderar um grupo através de um processo adaptativo é exaustivo e requerer resiliência.

Desafios adaptivos geralmente não possuem precedentes. Militares são especialistas em tais desafios, porque em determinado teatro de guerra, as estratégias que funcionaram anos atrás talvez não funcionem hoje. O campo de batalha está em constante mudança e decisões precisam ser tomadas o mais rapidamente possível. É por isso que as forças armadas possuem mantras como a dos fuzileiros navais americanos que diz: “improvise, adapt and overcome.”

Um dos maiores erros que líderes cometem é o de tentar aplicar soluções técnicas para desafios adaptativos. Desafios sem precedentes requerem soluções sem precedentes. O líder que atravessa um desafio adaptativo se torna um mobilizador de reflexão e auto-conscientização. Ele conduz a sua equipe pelo árduo processo de mudança.

E você? Como você classificaria os desafios atuais no seu setor? O que você precisa fazer para vencê-los?

Related Posts