Esperança Profética em Isaías: Quando Aquele dia se torna Hoje

O Livro de Isaías é uma mensagem de esperança. Desde o advento do chamado de Isaías para pregar em Is 6, até a proclamação da esperança messiânica das nações em Isa 11, o profeta nos leva para as profundezas do coração missiológico de Deus para o mundo. É esta esperança que inspirava a expectativa de redenção para o povo de Israel ao longo de sua história. Isaías declara a vinda do Messias (Cristo) , que vem para restaurar todas as coisas e proclamar o Ano do Jubileu sobre o seu povo. Na realidade do jubileu cativos seriam libertados, os feridos seriam curados e promessas seriam cumpridas.

É através da perspectiva da autoridade messiânica que Deus concebe a sua missão de reconciliar as nações do mundo para si mesmo. Isaías proclama: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is 9:6) Outra vez lemos: “Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.” (Is 11:10)

A realização de todas as promessas da aliança de Deus para com o seu povo seria cumprida através da pessoa do Messias. Para proclamar essas promessas, Isaías faz constante uso da frase profética “naquele dia”, em referência à missão messiânica,

– Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso , e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes em Israel. (Isaías 4:2 NVI)
– Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu; antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade. (Isaías 10:20 NVI)
– Naquele dia o fardo deles será tirado dos seus ombros, e o jugo deles do seu pescoço; o jugo se quebrará porque vocês starão muito gordos. (Isaías 10:27 NVI)
– Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso. (Isaías 11:10 NVI)

No Novo Testamento, “naquele dia” torna-se “este dia”, melhor ainda, torna-se o Dia Chamado HOJE. 2Cor 6 refere-se a ele como “hoje”, como em “hoje é o dia da salvação.” A esperança da salvação proclamada por Isaías foi amplamente cumprida em Jesus. Ele é o cumprimento da promessa da aliança de Deus para com Seu povo. Sua vinda é o Jubileu. Nele há redenção, cura e alegria. Cristo faz daquele dia, HOJE. A esperança foi realizada. Seu Reino chegou!

Em Cristo, temos garantia que as promessas de Deus serão cumpridas. Afinal, se Deus é capaz de dar o seu único Filho, não há nada mais que ele possa reter.

Que você descanse em profundidade desta verdade !

Deus os abençoe!

Related Posts