O Segredo de Gideão – Parte 2

Nesta série de posts estamos analisando o segredo para o sucesso ministerial de Gideão. Este segredo constitui uma série de atitudes práticas que servem como princípios ainda aplicáveis nos dias de hoje.  Vejamos então a segunda atitude prática de Gideão.

Em Juízes 7:7,19-20 lemos,

Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar. 19 Gideão, pois, e os cem homens que estavam com ele chegaram ã extremidade do arraial, ao princípio da vigília do meio, havendo sido de pouco colocadas as guardas; então tocaram as trombetas e despedaçaram os cântaros que tinham nas mãos. 20 Assim tocaram as três companhias as trombetas, despedaçaram os cântaros, segurando com as mãos esquerdas as tochas e com as direitas as trombetas para as tocarem, e clamaram: A espada do Senhor e de Gideão!

A segunda atitude prática de Gideão foi a sua obediência. Certa vez alguém disse que: “Só o crente é obediente e só o obediente crê.” A desobediência é a manifestação da incredulidade. É real que não existe manifestação sobrenatural do SENHOR em meio à incredulidade. Em João 11:40 Jesus disse: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”

Randy Clark, um ministro americano certa vez falou que: “Atos obedientes de fé sempre precedem ações milagrosas.” Prestemos atenção então para  algumas ações milagrosas de Deus citadas no Evangelho de João. Ali encontramos 7 milagres operados por Jesus sendo 6 deles precedidos por atos de obediência. Em João 2 na transformação da água para o vinho após terem enchido as talhas de água Jesus lhes ordenou: “Tirai agora e levai ao mestre-sala.” João 2:8. Na primeira multiplicação dos pães e peixes Jesus disse: “Fazei o povo assentar-se” João 6:10. Na cura do cego de nascença Jesus ordenou: “Vai, lava-te no tanque de Siloé.” João 9:7. E também na ressurreição de Lázaro, Jesus ordenou: “Tirai a pedra.” João 11:39, e o povo ali assim obedeceu e Lázaro foi ressuscitado. Se Gideão não houvesse obedecido à ordem de ataque vinda de Deus, Israel jamais teria sido liberto do poder opressor. Para vermos a ação sobrenatural de Deus é necessário que obedeçamos à Sua Palavra.

Em 1 Samuel 15:22 está escrito: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” Obediência é uma virtude que deve estar sempre presente na vida de todo cristão. A obediência é uma atitude de submissão à uma autoridade e nossa autoridade maior é o Senhor.

Em Atos 5:29, quando confrontados pela perseguição dos líderes religiosos da época ao tentarem proibir a pregação do Evangelho, Pedro e os demais apóstolos responderam: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Sim, o Senhor é a nossa maior autoridade, e Lhe agrada mais que obedeçamos a Ele do que ofereçamos sacrifícios obedecendo a outro tipo de autoridade. Às vezes, para agradar a Deus, precisamos desagradar aos homens.

Foi apenas após Gideão expressar obediência ao comando do Senhor que ele pôde obter vitória sobre os inimigos de Israel. Os planos do Senhor requerem a direta ação do seu poder e o veículo para isso é a nossa fé em obediência à Deus. Que possamos aprender o segredo de Gideão e crescer em obediência à Deus.

Que Deus te abençoe!

Related Posts