Indícios do Caráter Missionário de Deus

É na história da gênese do mundo que primeiramente podemos obter um vislumbre do caráter missionário de Deus. A narrativa começa relatando específicas tarefas realizadas por Deus.

Enquanto ele “diz” (e disse Deus…) tudo à existência, em Gênesis 2:07  encontramos Deus se envolvendo intimamente com Adão. O versículo afirma que Deus “formou Adão do pó da terra”. A conotação da palavra “formar” aqui é de um artista que está formando um vaso, ou um escultor trabalhando em sua obra. O sentido aqui é que Deus se envolveu intimamente com Adão como ápice da sua criação.

Este “toque” especial  ilustra que o maior desejo de Deus é por relacionamento com a humanidade. Porém, vemos que desejo de Deus por relacionamento foi rompido pelo advento do pecado por causa da desobediência do homem. Deus, no entanto, mesmo em seu julgamento, demonstrou seu amor para com a humanidade prometendo que a semente da mulher eventualmente esmagaria a cabeça da serpente.

Este é um belo prelúdio da vinda de Jesus. Através dessa breve narrativa, podemos ver o caráter missionário de Deus. Desde a gênese do mundo, Deus está envolvido na missão de reconciliar toda a humanidade à si mesmo. Seu maior desejo é por relacionamento, este não é só o fim, mas também o meio pelo qual Deus executa a sua missão.

Related Posts